Será que vai ter Kaiser Bock 2015?



 Quem tem mais de 25 anos e não se lembra do jingle ô ô ô, Kaiser Bock!?



No meio cervejeiro, a época de outono/ inverno é aguardada por conta de uma cervejinha característica: A Kaiser Bock, sazonal que costuma chegar nas prateleiras por volta de maio/ junho para aquecer nosso inverno. Ano passado, a Heineken preferiu não lançar essa cerveja, por conta  de ”questões mercadológicas”, e  por estar “reavaliando o portfolio de seus produtos”.

E em 2015, será que eles reviram a estratégia e vão lançar a Bock?

É com grande pesar que informo que, não, a Heineken não lançará, mais uma vez, a sua sazonal de Inverno, a Kaiser Bock, cerveja muito querida pelos apreciadores por conta do seu imbatível custo benefício em se tratando de Bocks.

Entrei em contato com o Atendimento ao consumidor da cervejaria que me informou o  seguinte:

“Em atenção ao seu e-mail, informamos que temos um grande carinho por Kaiser Bock, mas o portfólio da HEINEKEN continua em período de revisão e a safra 2015 permanece suspensa pela necessidade de mantermos o foco nas atividades e projetos considerados essenciais para o negócio.

A Kaiser Bock, lançada no Brasil em 1993, sempre foi uma cerveja da qual nos orgulhamos bastante, de sabor e qualidade internacionalmente reconhecidos ao longo destes mais de 20 anos no mercado brasileiro. Por ser uma cerveja sazonal de volume limitado e de distribuição restrita a algumas regiões do país nos meses de inverno, a Kaiser Bock demanda um grande cuidado em sua produção e logística.

Desde que a HEINEKEN adquiriu a cerveja Kaiser em seu portfólio, em 2010, temos trabalhado bastante para desenvolver a marca e imprimir o alto nível dos processos mundiais de produção da cervejaria, desde o cuidado com cada receita de produto até a estratégia de distribuição e comunicação da marca.

Contatos como o seu nos surpreenderam positivamente, mostrando o quanto a marca é querida por seus apreciadores fiéis. Estas justas manifestações realmente nos fazem pensar bastante sobre o futuro de nossa Kaiser Bock.

Mais uma vez, nosso sincero agradecimento pelo carinho demonstrado e por ter entrado em contato para nos fazer perceber o quanto nossa Kaiser Bock ajuda a fazer a diferença!”

A mensagem me parece remeter à campanha/ brincadeira da  #voltakaiserbock que em 2014 foi lançada com o intuito de pressionar a cervejaria a rever a sua estratégia. Clique aqui e veja o ‘manifesto’ da campanha.

Pelo visto, infelizmente, a campanha não surtiu efeito.

Fica uma dúvida no ar sobre essa “necessidade de mantermos o foco nas atividades e projetos considerados essenciais para o negócio.” da Heineken, que deixa de lançar uma das cervejas mais características do inverno do Brasil, mas traz para o Brasil outras cervejas como a Amstel e Sagres, sem personalidade muito marcante com a da Bock.

A Heineken sempre foi a major mais querida entre os cervejeiros artesanais, por conta de ser uma puro malte bem honesta e entregar um sabor de lúpulo que nenhuma outra Premium na sua faixa de preço entrega. Mas com a ausência da Kaiser Bock por mais um ano, vejo que a Heineken perde uma grande oportunidade de se posicionar melhor no mercado de cervejas ditas ‘especiais’.

A AmBev está atacando com artilharia pesada no mercado, lançou vários rótulos ( alguns surpreendentemente bons, como a Bela Rosa), comprou microcervejarias.

E a Heineken? Bem, a Heineken está trazendo agora Amstel e Sagres.


#VoltaKaiserBock

Comentários

  1. Falta de visão comercial da Heineken. Enquanto isso os mercados estao enyulhados com a porcaria da kaiser radler. Vamos faxee uma nova campanha: #voltakaiserbock

    ResponderExcluir
  2. Pois é, Renato. Não dá pra entender a estratégia de mercado da Heineken. Não arriscam a sair da zona de conforto. Uma pena. Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Porque essa é sem dúvida a melhor Kaiser de todos os tempos! nenhuma bock se igualava a ela, nenhuma!

    ResponderExcluir
  4. Há algumas opções de Bocks com bons custos benefícios, como a Therezópolis Rubine e a Paulistânia Vermelha. Mas nada no preço da Kaiser Bock. Abraços.

    ResponderExcluir
  5. O mercado exige a volta da Kaiser bock nos supermercados.

    ResponderExcluir
  6. o post ja tem tempo e é impressionante a incopetencia da Heineken nesse sentido tentando forçar a continuidade da porcaria da radler (eu ate tentei gostar dela + é horrivel) e deixar de lado uma cerveja especial como a bock, sendo a bock + barata que ja teve e nem por isso era ruim pois eu a considero a melhor q ja teve no brasil e ainda com o baixo custo se comparada as de hj, como baden baden, therezopolis, paulistania entra outras

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Garrafinhazinhas Cracudinhas

Cerveja artesanal com conservantes. Pode isso, Arnaldo?

Root Beer: você ainda vai ouvir falar disso