Beer Achismo # 3: Disputa por Marcas
A coluna Beer Achismo dessa semana ( clique aqui e saiba o que é o Beer Achismo) é sobre um tema que em breve poderá acometer as cervejarias brasileiras: a disputa por marcas.
A Cervejaria Backer, de Minas, inaugurou há algum tempo o seu Templo Cervejeiro, onde é possível degustar cervejas e conhecer o processo de fabricação, como já é muito comum em várias cervejarias.
Templo Cervejeiro da Backer. Fonte:UOL
Contudo, recentemente uma cervejaria do interior do RJ solicitou um pedido de registro de marca para TEMPLO CERVEJEIRO para proteger serviços “Cafés [bares]; Restaurantes; Casas para turistas”, antes da Backer solicitar o registro da marca TEMPLO CERVEJEIRO junto ao INPI, Instituto Nacional de Marcas e Patentes.
No Brasil, o sistema de marcas é permeado pelo ‘first-to-file”. Trocando em miúdos e simplificando bastante, possui direitos sobre à marca quem primeiro a solicita no INPI. Isto posto, apesar da Backer aparentemente ter ‘inventado’ a marca TEMPLO CERVEJEIRO, por não ter depositado a marca no INPI rapidamente (leia-se antes de usar), a cervejaria mineira corre o risco de perdê-la para terceiros e até mesmo ter que parar de utilizar TEMPLO CERVEJEIRO e trocar o nome do bar.
Parece que a Backer já previu essas possibilidades e solicitou recentemente outras marcas como PÁTIO CERVEJEIRO.
Fica aqui um alerta para as cervejarias e cervejeiros em geral: antes de utilizar e/ ou divulgar a sua marca, é importante solicitar o pedido de registro junto ao INPI, pois numa eventual disputa de marcas, -geralmente- vale quem solicitou o pedido primeiro, com alguma exceções técnicas que não cabem ser destrinchadas aqui. Além disso, o pedido de registro é a melhor forma de proteger sua marca e fazer valer os seus direitos contra terceiros.
Outro fato interessante dessa semana foi um pedido de registro para ASHBY VISHNU IPA RED, feito por CERVEJARIA ASHBY .
Como todos devem saber, a cervejaria Colorado tem em sua linha um cerveja COLORADO VIXNU, uma Imperial IPA. Mal comparando, seria como se alguma cervejaria tentasse proteger uma marca de cerveja BRAMA, sendo que a AMBEV possui registro para BRAHMA. Ou seja, #fail.
A Cervejaria Backer, de Minas, inaugurou há algum tempo o seu Templo Cervejeiro, onde é possível degustar cervejas e conhecer o processo de fabricação, como já é muito comum em várias cervejarias.
Templo Cervejeiro da Backer. Fonte:UOL
Contudo, recentemente uma cervejaria do interior do RJ solicitou um pedido de registro de marca para TEMPLO CERVEJEIRO para proteger serviços “Cafés [bares]; Restaurantes; Casas para turistas”, antes da Backer solicitar o registro da marca TEMPLO CERVEJEIRO junto ao INPI, Instituto Nacional de Marcas e Patentes.
No Brasil, o sistema de marcas é permeado pelo ‘first-to-file”. Trocando em miúdos e simplificando bastante, possui direitos sobre à marca quem primeiro a solicita no INPI. Isto posto, apesar da Backer aparentemente ter ‘inventado’ a marca TEMPLO CERVEJEIRO, por não ter depositado a marca no INPI rapidamente (leia-se antes de usar), a cervejaria mineira corre o risco de perdê-la para terceiros e até mesmo ter que parar de utilizar TEMPLO CERVEJEIRO e trocar o nome do bar.
Parece que a Backer já previu essas possibilidades e solicitou recentemente outras marcas como PÁTIO CERVEJEIRO.
Fica aqui um alerta para as cervejarias e cervejeiros em geral: antes de utilizar e/ ou divulgar a sua marca, é importante solicitar o pedido de registro junto ao INPI, pois numa eventual disputa de marcas, -geralmente- vale quem solicitou o pedido primeiro, com alguma exceções técnicas que não cabem ser destrinchadas aqui. Além disso, o pedido de registro é a melhor forma de proteger sua marca e fazer valer os seus direitos contra terceiros.
Outro fato interessante dessa semana foi um pedido de registro para ASHBY VISHNU IPA RED, feito por CERVEJARIA ASHBY .
Como todos devem saber, a cervejaria Colorado tem em sua linha um cerveja COLORADO VIXNU, uma Imperial IPA. Mal comparando, seria como se alguma cervejaria tentasse proteger uma marca de cerveja BRAMA, sendo que a AMBEV possui registro para BRAHMA. Ou seja, #fail.
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