Uma visão que talvez você nunca tenha tido sobre cerveja.
Todos nós gostamos de fazer poesia quando o assunto é cerveja. Quer seja numa avaliação no Untappd, quer seja o nome de uma cerveja, como "DeuS". O próprio nome desse mui humilde blog “Felicidade Líquida’ tem um quê de poesia, modesta à parte. “Líquido precioso’, "líquido sagrado", "néctar dos deuses" são metáforas recorrentes para descrever essa bebida alcoólica.
Mas você já parou pra pensar no que, de fato, a cerveja é? e o processo de fermentação?
Leveduras felizes se fartando.
A descrição da Wikipedia nos diz:
"Fermentação, na fabricação de cerveja, é a conversão de carboidratos para dióxido de carbono e de álcoois ou ácidos orgânicos utilizando leveduras, bactérias, ou uma combinação das mesmas, sob condições anaeróbicas. Uma definição mais restrita de fermentação é a conversão química dos açúcares em etanol.
Depois que o mosto é arrefecido e oxigenado - geralmente com ar estéril - a levedura é adicionada a ele, e então começa a fermentar. É durante esta fase, que açúcares obtidos a partir do malte são metabolizados em álcool e dióxido de carbono, e o produto pode ser chamado pela primeira vez de cerveja. "
O processo é simples. Levedura, que são organismos unicelulares, precisam comer para sobreviver, assim como nós. Nós comemos todos os tipos de coisas diferentes, uma vez que somos animais complexos, mas para uma levedura um pouco de açúcar e quantidades mínimas de proteína são suficientes. O resto elas fabricam.
As leveduras tem um método muito simples e não têm um mecanismo complexo para comer. Elas simplesmente flutuam na água, em que seus nutrientes estão, e os nutrientes entram na membrana da célula de acordo com uma diferença nas concentrações. Se fôssemos imaginar isso em humanos, estaríamos flutuando em uma sopa. Mas nós não comeríamos como leveduras: comida, bebida e ar apenas iriam entrar em nossos corpos e serem consumidos.
Nós todos sabemos que o que comemos produz resíduos. Isso também é verdadeiro para a levedura. Da mesma forma, na levedura os nutrientes são internalizados através da membrana e o material de resíduos, que são subprodutos tóxicos de transformação dos nutrientes, também é eliminado através da membrana. Conforme o fermento come, cresce, assim como nós. À medida que cresce, cria pequenas células de levedura na borda da membrana que quando suficientemente grandes, tem a chance de ir para fora e tornar-se outras células de levedura que, em seguida, novamente flutuam no mesmo líquido de nutrientes.
Neste ponto do texto, se você estiver lido atentamente, você terá percebido que as células de levedura flutuam também em seus próprios resíduos. Então, para trazer de volta a nossa analogia, estaríamos em uma sopa que nós comemos, e, ao mesmo tempo na qual defecamos. Isso pode parecer realmente nojento para nós, mas uma levedura é um ser unicelular e não tem neurônios, portanto, não pode desenvolver conceitos avançados como sujeira.
Tanque aberto da Scheneider fermentando.
Para a maioria das leveduras, se seu meio não fosse atualizado, elas iriam morrer devido aos resíduos que geram, assim como nós morreríamos na sopa. No entanto, algumas leveduras são resistentes aos seus resíduos. Algumas delas são resistente ao álcool. Ah sim, eu esqueci de mencionar, as leveduras comem açúcar, mas expelem (defecam) álcool. Isso não é uma coisa legal? Leveduras são felizes em comer e se reproduzir, corroendo tanto açúcar quanto elas puderem, e em cima do que elas defecam e álcool, o qual nós realmente apreciamos por conta dos efeitos que tem sobre nossos cérebros e corpos.
A levedura como parte de seu crescimento também solta gases, assim como nós. Nós expelimos metano, que é o subproduto de algumas bactérias que se encontram em nosso intestino. Leveduras expelem CO2 que também apreciamos porque faz cócegas nas nossas línguas quando as bolhas rompem o líquido. Então, na verdade, cerveja é sobra dos nutrientes que a levedura não pode comer, juntamente com sua flatulência, CO2, e com o que elas defecaram.
A melhor coisa de tudo isso é que nós amamos o que essas pequenas leveduras fazem. Afinal, todo mestre cervejeiro ou cervejeiro pretende é fazer as leveduras felizes e glutonas. Isto é, proporcionar-lhes uma grande quantidade de alimentos para que elas comam muito e defequem muito.
Fermentação de mosto com tanque aberto.
Isto é, obviamente, uma ligeira simplificação, todos os açúcares não quebram de forma igual, o que dá os aromas para o produto final.
Call what it really is: no fim das contas, mel é vômito de abelha , ovo é menstruação de galinha e cerveja é pum e cocô de levedura.
Simples assim.



Comentários
Postar um comentário