Reinheitsgebot é o cacete! Celebre o Dia da Cerveja Impura!


A Lei de Pureza Da Cerveja Alemã, Reinheitsgebot, é vista, muita das vezes -romanticamente- como sendo uma chancela de cerveja boa ao ter estabelecido no Séc. XVI que a bebida só poderia ter água, malte, lúpulo e leveduras (esses microorganismos só foram acrescentados no Sec. XIX)- qualquer outro ingrediente não seria bem-vindo nem permitido.

Diversas cervejarias fazem questão de estampar nos rótulos que seguem a dita lei- muitas vezes mesmo sem segui-la de fato.

A lei data de 1516 e foi promulgada por Guilherme IV da Baviera. Há toda uma mitologia e folclore envolvidos: seria para proteger nossos estômagos de bebidas ruins #sóquenão, seria sinônimo de cerveja boa #soquenão; seria a primeira lei que regulamentaria alimentos #sóquenão.


Marcio Beck, do blog Dois Dedos de Colarinho, muito bem desmistificou toda essa baboseira que envolve a Lei de Pureza nesse artigo.

Hoje em dia a Lei de Pureza pode ser vista como tendo sido uma ‘censura’ à criatividade dos cervejeiros alemães.


No dia 23 de abril de 2016, data em que é comemorado 500° aniversário da promulgação da lei, um manifesto anti-lei da pureza ocorrerá.

Cervejeiros do mundo todo estão conclamados a tomar cervejas impuras para celebrar, às avessas,essa lei anacrônica e fajuta.

Clique na página do Manifesto, para ver os locais onde ocorrerão.

O Manifesto:


Forget about the Reinheitsgebot - Welcome to the fantastic world of beer specialties. Different beer dedicated spots celebrate on the day of the infamous Reinhheitsgebot an anti-event for all the great beers brewed with spices, fruits, herbs and everything well-tasting and healthy which is not allowed within the restriction!

Joining the event means showing up to one of the locations or just have some nice non-Reinheitsgebot beers anywhere in the world!



A cervejaria Morada Cia Etílica, do cervejeiro André Junqueira é uma das que assinam o manifesto, juntamente com os alemães da Freigeist e 2Cabeças. Como não podia ser diferente, vai ter cerveja para celebrar a data. A Morada brassou uma anti-cerveja colaborativa com a 2Cabeças: a Bizarro.

A Bizarro leva arroz (sim, arroz!) e malte de aveia no lugar de cevada; zimbro, absinto e coentro em vez de lúpulos, brettanomyces no lugar de cepa cervejeira e água de coco(!) sidra e chá em vez de água.

Abra sua cerveja impura no dia 24/04 e dê um basta à mesmice!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Garrafinhazinhas Cracudinhas

Cerveja artesanal com conservantes. Pode isso, Arnaldo?

As boas do fim de semana: duas feiras de food trucks, com cerveja!