Cervejas com Flor



Cervejas são feitas com flor. Qualquer cervejeiro com um mínimo de conhecimento sabe que a parte do lúpulo que entra como ingrediente na cerveja é a florzinha da planta, que é -geralmente- a grande responsável pelos aromas e amargor da cerveja.


Porém, outras flores que não o lúpulo podem e são utilizadas em cervejas. Antes de o lúpulo ser utilizado em larga escala (a saber, antes dos séculos XV e XVI na Europa), uma mistura de ervas e especiarias chamada gruit, que servia como tempero e conservante para cerveja, era composta dentre outros ingredientes flores como milefólio (da família das margaridas). Outras flores como urze ou estorga (heather, em inglês) que é uma florzinha púrpura, e alcaravia,eram utilizadas.

Há algumas cervejas disponíveis no Brasil que lançam mão de flores na sua formulação:


Spontanenflower Mikkeller, Lambic com com edelflower




Grimmor 14, com hibiscos


Alenda Bier Lavanda-Weisse, uma cerveja de trigo com lavanda em sua receita.




William Bros Fraoch Heather Ale, cerveja com a flor estorga (heather)


A cervejaria artesanal Lady Flowers se dedicava exclusivamente a fazer cervejas com flores. Era uma cervejaria de Itajaí, SC. Porém, aparentemente está inativa.


Hibisco talvez seja a flor mais comumente utilizada no meio cervejeiro. Cervejas como a Dieu du Ceil, que tem a Rosée Hibiscus, e nova cervejaria brasileira chamada TREZE, que lançará em breve uma Saison com hibiscos, são exemplos. Hibisco é uma flor que possui diversas espécies e cores. Geralmente essa flor confere cor rosácea característica à cerveja e também contribui para amargor e traz leve acidez.


No japão, foi lançada no começo do ano uma cerveja com flor de cerejeira



Saison é um estilo que permite uma ampla adição de especiarias, e flores são figurinhas fáceis em Saisons.
Neste artigo, há uma lista com 10 cervejas que levam flores na sua composição, algumas delas desse estilo.

O uso de flores em receitas de cervejas no Brasil não é muito difundido, o que é uma pena pois flores podem adicionar complexidade, aromas e sabores pitorescos. A burocracia brasileira talvez seja a responsável pela quase ausência de uso de flores em cervejas: Como sabemos, para lançar uma cerveja comercialmente é necessário registro no MAPA- Ministério da Agricultura. Ingredientes 'exóticos' como flores que não o lúpulo podem ser mais difíceis de serem aprovados para registro da cerveja.

Caso você esbarre em uma cerveja que leva adição de flores na receita, não estranhe. Afinal, todas cervejas no fundo são compostas por uma flor, o lúpulo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Garrafinhazinhas Cracudinhas

Cerveja artesanal com conservantes. Pode isso, Arnaldo?

Therezópolis JADE, Mistério resolvido.