Cerveja artesanal com conservantes. Pode isso, Arnaldo?

Recentemente fui a Campos do Jordão e visitei a fábrica da Baden Baden e o restaurante o baden baden.Degustei algumas cervejas inéditas para mim, como a Cristal, Red Ale, e a Celebration Inverno 2015, que é uma doppellbock.

Essa última, me chamou atenção por alguns detalhes. Ela leva entre seus ingredientes extrato de malte, algo muito comum nos EUA mas que eu nunca tinha visto em rótulos de cervejas nacional, principalmente nas ditas artesanais.

Além do extrato, me chamou atenção o fato da Baden Baden Celebration 2015 ter os aditivos INS 316 e INS 415.

Contém conservantes

O INS 316 é código para o antioxidanteEritorbato de sódio,largamente utilizado em cervejas de massa (as nossas tipo pilsen, Brahma, Skol etc), serve para conservar a cerveja contra a oxidação (o oxigênio é um vilão para a cerveja) e aumentar a validade do produto.


O INS 416, ou alginato de propileno glicol é um estabilizante e serve como retentor de espuma, e segundo o blog panela de malte:


São usados quando a formação e retenção de espuma (quão bem ela se forma e quanto tempo ela leva para cair e desaparecer) são consideradas insuficientes para a aceitação do consumidor. Na maioria dos casos, essa deficiência pode acontecer tanto pelo uso em alta proporção de adjuntos, malte de qualidade ruim ou algum problema durante o processo de fabricação. O único e mais famoso estabilizador de espuma é o PGA (alginato de propileno glicol), vendido sob vários nomes comerciais. Esse composto é um extrato de certos tipos de algas marinhas modificado quimicamente. É diluída em água e então adicionada a cerveja. Ele cria uma espuma com bolhas mais duráveis quando a cerveja é servida, entretanto, essa espuma substituta tem qualidades estéticas bem diferentes da espuma natural. Um fato que o consumidor pode ou não perceber.

Há alguns relatos na internet que dão conta que o INS 316 e o INS 405 possuem potencial alérgico.

Segundo a nutricionista Vevielle Mutachaki, o "INS 316 Pode causar severas irritações nos olhos, na pele e aparelho respiratório, causa irritação no aparelho gastrintestinal."

Irritação no aparelho gastrintestinal todo mundo deve saber o que é, não é? Quem nunca virou rei e ficou preso no trono depois de uma noite regada à cervejas de massa? Pois é, a culpa pode ser do INS 316, o eritorbato de sódio.

Diante da utilização de aditivos (silogismo para conservantes?), fica a indagação: Como uma cerveja dita 'artesanal' ou 'gourmet', como consta no rótulos, faz uso de aditivos, cuja ausência seria um dos principais diferenciais da cerveja artesanal das de massa?

Pra que pagar mais caro por uma cerveja que leva a mesma química das cervejas de massa?

Segundo a cervejaria, o uso de aditivos em alguns rótulos faz-se necessário em função da 'nacionalização' da suas cervejas. Seria para manter a qualidade da cerveja em todo o Brasil. O uso de conservantes em cervejas da Baden Baden não é de hoje. Outros rótulos da cervejaria fazem uso desse expediente.

Há outras cervejas artesanais que também contém conservantes/ aditivos; Wäls Session Citra, Wäls Bohemian Pilsen, Sulamericana, Paulistânia, Backer Capitão Senra são algumas das que me lembro que possuem os ditos "aditivos".

E você, lembra de alguma cerveja artesanal que leve conservantes/ aditivos químicos na fórmula? Acha 'normal' o uso de aditivos/ conservantes em cervejas, ou deixaria de comprar uma cerveja por conta disso?

Confesso que quando pago mais caro numa cerveja "artesanal" ou "gourmet" e logo depois vejo que ela usa algum aditivo químico fico um pouco decepcionado.




Comentários

  1. Ótimo artigo. Sempre tive dúvidas se esses aditivos eram prejudiciais a saúde. Uma coisa é certa, o sabor da cerveja muda consideravelmente. Prefiro sem eles, mas não deixo de comprar por causa disso. O que não admito mais é os tais cereais não maltados.

    ResponderExcluir
  2. O quê me decepciona é dizer puro malte artesal tendo os ditos aditivos. Os fabricantes querem manter os status europeu, porém com práticas não ortodoxas de fabricação. Usar químicas para "melhorar" espuma, clarear, conservar são tolerante, mas devem deixar isso claro nos seus rótulos. Cada consumidor vai se adequar ao seu gosto pessoal. Inaceitável e dizer que e puro malte usando cereais não maltados como ingredientes.

    ResponderExcluir
  3. gostei muito do texto e concordo com sua conclusao. parabens pela serenidade e objetividade na abordagem

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Garrafinhazinhas Cracudinhas

Therezópolis JADE, Mistério resolvido.