Cerveja e Pimenta

Recentemente, uma onda de cervejas com pimenta está ateando fogo no meio cervejeiro. Não param de sair novas cervejas que usam esse ingrediente, que, na minha opinião, talvez possa ser comparado com o lúpulo. Explico: O amargor do lúpulo, geralmente, é ame ou odeie, assim como a ardência da pimenta. Ou você ama, ou você odeia. A primeira cerveja com pimenta que provei foi a Wäls Witte, uma witbier que leva pimenta da jamaica na sua fórmula. Isso foi em meados de 2012 e confesso que àquela época não gostei muito da pegada ardente.
Hoje em dia, com o paladar mais apurado, me interesso bastante por cervejas com pimenta e outras especiarias. A Wäls Hot Petroleum juntou a potência de uma Imperial Stout à pimenta, e o resultado foi uma explosão de sabores e sensações. Quem já comeu chocolate com pimenta vai saber do que estou falando!
Uma outra bela criação recente que leva pimenta é a Sankt Gallen Pepper Ale, uma deliciosa american blond ale que foi chopp sazonal inverno, muito equilibrada e que podia ser uma boa entrada no mundo das cervejas com pimenta. Porém, só podia ser bebida diretamente na Sankt Gallen em Teresópolis e eventualmente e algum bar do Rio. A boa notícia é que a Sankt Gallen recentemente inaugurou sua linha Harlekin, de cervejas mais experimentais e cujo os dois primeiros rótulos serão a versão engarrafada do chopp de inverno, Pepper Ale, agora com nome de Chiquita Bacana, e a Session IPA Araçá, que leva araçá e goiada. Outros exemplos recentes de cervejas com pimenta são Jupiter Hanabero Dubbel e Jupiter Chipotle Porter, frutos de uma parceria entre a cervejaria e Chincho Cabrón. Há também a Coruja Labareda, Barco Hot Lager, e a recém-lançada Bohemia Bela Rosa, também uma witbier com pimenta. Dentre as gringas, a Rogue Chipotle Ale se destaca. Há um ardente mundo apimentado dentro do universo cervejeiro esperando para ser degustado.

Comentários

  1. Sou um fanático por pimenta e infelizmente o que temos de comercial atualmente no Brasil dificilmente remete a pimenta. A grande maioria tem um aroma leve mas de fato não ardem nada, salve umas poucas que dão uma arranhada na gargante. Eu quando falo de pimenta espero uma proposta bem diferente e fico feliz com a St. Gallen lançando as sazonais pois a de pimenta deles foi a única que me agradou de leve. Não tomei ainda a Rogue mas já sei que é mto fraco mas a Habanero Sculpin dizem ser boa. Pra não dizer que sou chato, tem uma artesanal da minha cidade que é a única que considero com pimenta, ela arde pra valer e ainda por cima consegue ser gostosa.

    ResponderExcluir
  2. Fala, Lucas. Po, as Jupiter Hanabero Dubbel e Jupiter Chipotle Porter achei bastante apimentadas, principalmente a porter. A Wals Hot Petroleum tbm. Não me lembro de ter tomado nenhuma gringa com pimenta, mas estou ansioso para provar a Sculpin Hanabero. Abraço.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Garrafinhazinhas Cracudinhas

Cerveja artesanal com conservantes. Pode isso, Arnaldo?

Root Beer: você ainda vai ouvir falar disso